ATENÇÃO!!!!!

isto é um site para esclarecimento de dúvidas, meu trabalho é somente para consultas, duvidas tirarem comigo, eu não vou fazer trabalho de ninguém, pois esta não é minha função.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Héstia - deusa dos laços familiares

Héstia era a deusa dos laços familiares, filha de Cronos com Réia, não tem filhos, nem marido, pois jurou perante Zeus ser uma deusa virgem, assim sendo Zeus fez com que fosse venerada em todos os lares, como seu símbolo é o fogo da lareira, em todas as cidades e templos tinham que ter o fogo de Héstia, este fogo era conseguido a partir do sol.
Apesar de prometer ser uma deusa virgem era adulada o tempo todo por Poseidon e Apolo, ela era adorada por todos os deuses, então nem ligava muito para as adulações dos dois.
Quando os gregos faziam uma civilização fora de Grécia, sempre levavam um pouco da chama de Héstia, sempre forte e fixa, Héstia representava a duração da civilização, ele era tão venerada que os estrangeiros que chegavam tinham que fazer um sacrificio a Héstia antes de tudo.
Não tinha muitas histórias sobre ela, mas era citada em muitas, afinal todos a adoravam.
O seu culto era bem simples :
na família, era presidido pelo pai ou pela mãe; nas cidades, pelas maiores autoridades políticas.

6 comentários:

Anônimo disse...

O Dedeco... estou adorando e aprendendo muito contigo!!! Beijokas!!!

Anônimo disse...

Achei esta deusa muito linda!!! Parecida comigo!!!

Fernanda Roberta disse...

Adorei o site, superlegal!!!!
Mas tira uma duvida ai... Quais deusas mais fizeram o juramento de virgindade alem de Hestia e Artemis?

Anônimo disse...

atenas tbm jurou virgindade

Anônimo disse...

Airan= vem ka me tira uma duvida,é pq tem outros blogs q disse q Héstia é filha de Zeus...Quem é o pai dela mesmo?

Anônimo disse...

O pai de Héstia é Cronos.