ATENÇÃO!!!!!

isto é um site para esclarecimento de dúvidas, meu trabalho é somente para consultas, duvidas tirarem comigo, eu não vou fazer trabalho de ninguém, pois esta não é minha função.

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Thanatos - a personificação da morte

Thanatos ou morte, é filho da titã Nix com Érebo e irmão gemeo do deus do sono Hipnos, alguns dizem que Thanatos nasceu no dia 21 de agosto que é seu dia favorito para tirar vidas.
Thanatos era além de um deus era um monstro que havia o coração feito de ferro e as entranhas de bronze, normalmente ele é representado por um anjo morto, mas algumas vezes ele aparece como um anjo vivo e jovem.
Conta uma história que Thanatos foi matar o rei Sísifo por ordem de Zeus, mas
Sísifo conseguiu enganar Thanatos elogiando sua beleza e lhe ofereceu um colar para o deixar mais belo, Thanatos aceitou, mas ele não desconfiava que o colar na verdade era um coleira que o deixou aprisionado, assim ninguém mais poderia morrer o que deixou Hades e Ares muito estressados, Hades libertou Thanatos e o mandou trazer o mais rapido possível Sísifo para seu mundo e foi feito.
Também se diz que Thanatos foi matar o rei Midas, mas não esperava que o herói Hércules estivesse lá, assim Hércules expulsa Thanatos do palácio do rei.

23 comentários:

Anônimo disse...

Ah hstória é muito interessante do Thanatos, alguns fala q é a historia de um anjo q morreu, e que contava que dia 21 de agosto era o dia preferido dele pra tirar as vidas das pessoas, mas o final da historia conta que o Hercules expulsa Thanatos do palacio!

Anônimo disse...

esse deus da morte é assustador ele é filho de titã nix com érebo.esse deus da morte tem o coração de ferro eo sedu desenho é xarope...

Tami disse...

Olá! Adorei ter encontrado seu blog, muito interessante!
Alguns dizem q o nome Thanatos originou o nome Tamiris. Vc sabe alguma coisa sobre isso? Se souber eu adoraria q vc me falasse!!!!...xD
Xau e parabens pelo blog =]...^^

Anônimo disse...

mto loko...
ainda mais q eu nasci nesse dia..

Wesley Borges D.Loki disse...

Meu pai nasceu no dia 21 de Agosto O.O!!

Anônimo disse...

Muito legal Thanatos o deus da morte ele matava pessoas inoscentes por mexer nas suas belas ninfas ou entrar nos Elísios como Seiya de Pégaso -->cdz
Hípnos o seu irmao nao aprecia a morte e escolheu o sono eterno...
No dia 21 de Agosto é o dia preferido de Thanatos tirar vidas por que ela dia de seu aniversario
Depois Hércules o expulsou do Pálcio
Mas, a História é muito legal

JT disse...

Tenho uma firme teoria de Thanatos seria o mais poderoso dos deuses.

Quando Posseidon quis matar Odisseu (ou Ulisses, na mitologia romana), Palas Athena interfiriu. Odisseu viveu.

Quando Hera quis matar Hercules, Zeus Interfiriu. Hercules viveu.

Desse modo, se qualquer deus quisesse matar um mortal e outro interfirisse de modo sabio, era possivel salvar o mortal.

Mas a propria Palas Athena explica para Telemaco(filho de Odisseu)que:
"Facilmete, um deus se quiser, salva um homem. Mas os deuses nao podem livrar um homem da morte, por mais caro que lhes seja, quando chega sua hora."

Ou seja, se Thanatos chegar para leval um mortal, nenhum deus pode interfirir.

(Trecho de Odisseia - Parte da Telemacia)

Dedeco disse...

concordo com sua história em partes JT, pois como ja é dito no meu post Thanatos é um deus, mas não é o mais poderoso, e dependendo do deus pode haver intervenção, tanto Hércules que nem era deus o expulsou.

Buy Viagra online disse...

Olá! Adorei ter encontrado seu blog, muito interessante!
Alguns dizem q o nome Thanatos originou o nome Tamiris. Vc sabe alguma coisa sobre isso? Se souber eu adoraria q vc me falasse!!!!...xD

damme disse...

eu nao diria o melhor dos deuses, mas um deus muito poderoso poid hades e um dos deuses mais importantes, ele reina sobre os mortos e se nao tivesse thanatos para matar as pessoas hades nao seria nada

nascemento disse...

OLHA GOSTO MUITO DE HISTORIA MITOLOGICAS PRINCIPALMENTE GREGAS O THANANTOS E O HYPNOS SÃO OTIMOS, SEU POST TA NO RUMO NÃO TÁ COMPLETO MAIS TA NO RUMO. O QUE TE FALTA É COLOCAR MAIS IMAGENS, TEM TANTAS AI NA NET É SÓ PROCURAR UM POUQUINHO. É ENGRAÇADO DIZER EMBORA SEJA GEMEOS HYPNOS E THANATOS SÃO BEM DIFERENTES ENQUANTO THANATOS DESPREZA A VIDA HUMANA, HYPNOS OS ADMIRA; COMO SERES TÃO FRAGEIS E INSIGNIFICANTES CONSEGUEM IR TÃO LONGE E FAZER COISAS ALEM DAS EXPECTATIVAS, POR ASSIM DIZER: HYPNOS PODE SER CONSIDERADO UM DEUS BONZINHO, RSRSRS NÃO É ENGRAÇADO?!?

Anônimo disse...

Nix era uma deusa primordial(os primeiroes) e nao uma tita o mesmo vale para erbero

Anônimo disse...

Achei bastante interessante a história desse deus, porque se ele é a personificação da morte se torna evidente que ele é uma das divindades mais poderosas, depois do Chaos. Até porque, a morte vai levar a todos, até os deuses.

Anônimo disse...

Coincidência o meu também. >.<
É gozado ja q sempre adorei ele e o gêmeo de CDZ, sem falar q todos ficam me zoando por isso

Anônimo disse...

KK. serio, sempre adorei esse anime (a 1 temporada q vi foi elisios depois derdurei o resto todo por causa dese ai sempre gostei)

Anônimo disse...

O dia favorito para tirar vidas pq era o dia do. Aniversário! Q belo presente

Unknown disse...

Thanatos é a personificação da morte, filho de nyx e mais antigo que a maioria dos deuses, ele é por alguns considerado um primordial, e o único motivo de Hércules ter conseguido o expulsar é porque Thanatos não podia tocar na vida de alguém que não teve seu destino selado pelas irmãs do destino

rxo disse...

Não existe um semi deus hércules, mandar em uma divindade....

rxo disse...

Iria sim...

rxo disse...

E ele é filho de filho de Zeus

Anônimo disse...

Olá

Estou tentando te enviar um e-mail, mas só está voltando.
Irei postar aqui, resumidamente o que coloquei no e-mail, ok?

Estou escrevendo um livro técnico de Tanatologia, onde gostaria de colocar suas informações de onde tirou essa história, pois para a editora, é necessário bibliografia.

Poderia me informar, quais as referencias bibliográficas que retirou a história de Thanatus.
Se achar interessante, poderíamos também conversar em mencionar seu nome no livro, sem nenhum custo. Basta autorização por escrito.
Seria interessante me passar suas qualificações.
Assim, colocarei como apoio, se quiser.

Pode me mandar por e-mail (lipe.meucontato@gmail.com)
Só peço que no assunto do e-mail coloque como "história de Thanatus"
Grato Felipe

Unknown disse...

Mano eu ja tinha um certo ódio por heróis agora eu descobri que detesto o Hércules só porque ele atrapalhou o thanatos e pior expulso ele do castelo que raiva. Mas daqui a pouco passa kkkk

Anônimo disse...

Tânatos e Macária

Tânatos, certa vez conheceu Macária, deusa da boa morte e filha de Hades e Perséfone. Tânatos foi apaixonado pela deusa, ela também fôra apaixonada por ele. Então Macária e Tânatos juraram que mesmo não podendo estar juntos ficariam próximos um do outro. Ambos proclamaram sobre o rio Estige:

"Então que cavem duas sepulturas, se eu morrer eu prometo que acordarei do seu lado."

Fontes:
Hesíodo, Teogonia, 211-225, Os espíritos da noite
Hesíodo, Teogonia, Cosmogonia, 116-133
via Wikipedia