ATENÇÃO!!!!!

isto é um site para esclarecimento de dúvidas, meu trabalho é somente para consultas, duvidas tirarem comigo, eu não vou fazer trabalho de ninguém, pois esta não é minha função.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Têmis - deusa da justiça humana

Têmis é a deusa da justiça e das leis dos homens, é muita conhecida como símbolo da justiça, mas na verdade a deusa da justiça é sua filha Dice, Têmis á aquela deusa que usa uma venda por cima dos olhos, com uma balança e uma espada, vocês conhecem né?
Têmis foi a segunda esposa de Zeus, a primeira foi Métis e Hera é a terceira, Têmis é filha de Gaia com Urano, para proteger Têmis das loucuras de Urano, Gaia a entregou a Nix, mas
Nix que recém havia gerado Nêmesis estava muito cansada e entregou sua filha e a sobrinha as suas filha mais velhas Cloto, Láquesis e Átropos as moiras, Têmis e Nêmesis foram criadas como irmãs e acabaram virando grandes amigas, Têmis virou deusa da justiça humana e Nêmesis da justiça divina.
Têmis é mãe das Horas, as mais velhas são Dice, Irene e Eunômia, a balança da qual eu havia falado antes é usada para equilibrar a razão com o julgamento.

15 comentários:

Anônimo disse...

Teste- Achei interessante era bem o que eu necessitava

Anônimo disse...

A Deusa Têmis da justiça é muito importante para todos nós.O texto foi bem qriativo eu gostei muito

Anônimo disse...

eu achei bastante enteresante por causa da historia de filhos e subrinhos que cada um tem seu significado.Por exemplo,Têmis foi ela.

Anônimo disse...

Achamos interessante que a deusa da justiça não era a TÊmis,mas sim a sua filha,Dice.Outro aspecto interessante,os nomes soavam como se as filhas de TÊMIS fossem garotos.

Anônimo disse...

Eu achei muito interessante e uma historia bem bonita e importante.

Anônimo disse...

fala sobre uma história de um homem odin que no final morre inforcado,que perde um olho e que sofre muitu isso era normal na quela época.

Anônimo disse...

odin quiria ser um homen feliz no fim ele perdeu um olho esse mato no final da historia toda com uma corda se enforco amaro num galho

Anônimo disse...

têmis devia ser poderosa em a deusa da justisa óoóoó´lokooooo
ti meti com ela

Anônimo disse...

Giná:
É muito interessante pq Têmis era uma Deusa da justiça,da lei dos homens, teve marido e tres filhas, e a historia da sua vida também e triste por sua mãe ter de dar ela para Nix para protegela de seu proprio pai e Nix também ñ a quis e entregou-a para suas filhas mais velhas.

Cleusa:
A história da mitologia é muito interesante, 'eu nunca tinha lido uma história como essa antes, e achei legal ter tido essa esperiencia'aconcelho todos de ler essa história, pois ela é muito legal.

Anônimo disse...

Existe uma parte da doutrina histórica que atribui um equívoco ao título de Deusa da Justiça à Themis.
Parece que a mulher deusa da justiça seria Dike, filha de Zeus e de Themis, que, de olhos abertos, segurava com a mao direita a espada e com a esquerda uma balanca de dois pratos.
A Deusa Themis foi considerada a guardia dos juramentos dos homens e, por isso, ela foi chamada de "Deusa do juramento ou da Lei".Daí a confusao em considera-la tambem como a Deusa da Justica.(Fonte: http://christiannecteixeira.multiply.com/journal/item/11/Deusa_Themis)

AndreiaSalim disse...

Bom, quando estudei na faculdade de Direito (na ULBRA e no IPA), meus colegas acadêmicos de Direito, aprendemos com os nossos professores e lemos em livros, que a deusa Themis, é da Justiça. Pois, a Justiça deve ser cega, a justiça é de todos para todos.

http://deiafsalim.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Gostei muito deste artigo e do blog

Unknown disse...

Esta estátua da foto, corresponde a Diké, e não a Têmis mãe de Diké, sendo o pai Zeus. Diké, conhecida também por Dice, empunha a espada com a mão direita e não tem venda nos olhos. E essa estátua da imagem, na realidade não tem venda nos olhos, provável montagem, que o vendou. Essa venda não era utilizada, antes dos alemães filosoficamente cegar a justiça.

Thay_Cucinello disse...

Se a real deusa da justiça é Dice, filha de Têmis; então esta última é somente o símbolo, por assim dizer?

Ela, Têmis, é deusa do que afinal?

Godric disse...

Themis seria a justiça divina,a voz da terra,a profetiza. Diké,sua filha,é a justiça dos homens.