ATENÇÃO!!!!!

isto é um site para esclarecimento de dúvidas, meu trabalho é somente para consultas, duvidas tirarem comigo, eu não vou fazer trabalho de ninguém, pois esta não é minha função.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Nêmesis - deusa da justiça divina

Nêmesis é a filha da titã Nix não se sabe quem era o pai, pois as irmãs de Nêmesis foram criadas isoladas pela mãe, Nêmesis não foi criada por Nix, ela foi criada junto com Têmis, pelas moiras, Nêmesis virou a deusa da justiça divina, enquanto Têmis virou a deusa da justiça dos homens, por terem sido criadas juntas acabaram tendo um laço familiar muito forte, tanto que no templo de Nêmesis se pode ver a deusa ao lado de outra deusa que seria Têmis.
Nêmesis é muito bonita, tão bela que sua beleza é comparada com a de Afrodite, Nêmesis lembra um anjo, pois tem asas de passáro em suas costas.
Nêmesis costuma manter justiça entre os deuses e alguns mortais, como Narciso e Creso rei da Lídia, conta a história que o rei da Lídia estava cego de felicidade por ter tanta riqueza e poder, Nêmesis o faz criar uma expedição contra Ciro II o rei da Pérsia, isso trouxe ruína e desgraça para Creso.

3 comentários:

Garotas Verdes disse...

Seria a deusa da jusiça ou da vingança? procurei varios contos mitologicos sobre nêmesis e todos são meios contraditorios sobre o que ela realmente era. justiça e vingança são tratados até mesmo como sinonimos.

João Felipe disse...

Nêmesis é a deusa da vingança e da ética.
Themis é a deusa guardiã dos juramentos humanos e das leis, sendo invocada em julgamentos e por isso confundida ao longo do tempo como sendo a deusa da justiça.
Diké, é a verdadeira deusa da justiça, vingadora das violações da lei.

Generic Viagra disse...

asi como en diferentes ocasiones, esta vez me has dado mas conocimiento acerca de esta cultura, y la verdad es que siempre me encanta como explicas las cosas acerca de los origenes y las variaciones en lo diferentes idiomas acerca de las deidades.