ATENÇÃO!!!!!

isto é um site para esclarecimento de dúvidas, meu trabalho é somente para consultas, duvidas tirarem comigo, eu não vou fazer trabalho de ninguém, pois esta não é minha função.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Set - deus do deserto e do mal


Set é o deus da violência, da desordem, da traição, do ciúme, da inveja, da guerra e de um monte de coisa ruim, ele é um deus maligno como ja se pode perceber, ele é filho de e irmão de Ísis, Osíris e Néftis com quem é casado.
Set era deus dos animais, principalmente as serpentes, lutava toda noite junto com seu pai contra a serpente gigante Apep, assim parecendo ser um deus bom, mas Set é reencarnação do mal, foi assim conhecido ao nascer quande ele rasgou o ventre de sua mãe com as próprias garras.
Mas Set alem de ser muito mal e cruel, era muito invejoso, e invejava seu irmão Osíris por ser senhor de uma terra bem mais fértil que a dele, assim Set junto de 72 conspiradores prenderam Osíris num sarcófago e jogaram ele no rio Nilo com esperança de que ele morre-se, mas
Set descobre que ele ainda está vivo e assim o encontra e o corta em 14 pedaços, mas sem que Set descubra Osíris tinha um filho que foi criado secretamente, quando o filho cresceu ele derrotou Set e tomou a terra do pai de volta, o nome desse filho era Hórus.
A época em que Set governou o Egito, foi a pior de todas as épocas, tendo secas, caos e etc.
Set diferente de outros deuses, é díficil de ser associado a algum animal, pois seu rosto não é de nenhum animal conhecido, uns dizem que ele é uma mistura de vários animais como por exemplo o cachorro, o crocodilo, o hipopótamo, um porco, um escorpião, sua principal característica é suas orelhas e seu nariz bem característicos.

1 comentários:

Unknown disse...

muito interessante!