ATENÇÃO!!!!!

isto é um site para esclarecimento de dúvidas, meu trabalho é somente para consultas, duvidas tirarem comigo, eu não vou fazer trabalho de ninguém, pois esta não é minha função.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Réia - mãe dos deuses, titã da fertilidade

Réia era uma titã filha de Urano e Gaia, se casou com seu irmão Cronos, mãe de Deméter, Hades, Poseidon, Hera, Héstia e Zeus.
Devido a um oráculo de Urano, Cronos começou a comer seus filhos, pois profetizou que o filho de Cronos o destronaria, Réia não ia permitir que Cronos fizesse isso com o sexto então ela escondeu Zeus (o filho mais novo) no monte Ida e o trocou por uma pedra enrolada num pano, Cronos comeu a pedra pensando ser seu filho, Zeus foi criado por uma cabra chamada Amaltéia que o amamentou, mais velho Zeus invadiu o Olimpo junto de 3 cíclopes e 3 hecatônquiros e derrotou Cronos o forçando a vomitar seus irmãos e tomou o Olimpo para si.
Réia discutiu com Zeus por que o mundo não pertencia só a ele e que ela tinha direito a uma parte do mundo, Zeus irritado começou a persegui-la, Réia se escondeu nas montanhas onde ela se cercou de criaturas selvagens.
Ela é conhecida como mãe dos deuses, por ser mãe de todos os deuses do Olimpo, é deusa da fertilidade, relacionada com os partos faceis.

2 comentários:

Anônimo disse...

È interessante a história,mas achei um grade mito.Pois Cronos se casou com a própria irmã, depois Cronos come seus filhos e Zeus e amamentado por uma cabra.
E como já diz no início é "mitologia" Grega.

mario disse...

É a parte da mitologia grega sim. Cronos devorava seus filhos pois queria fugir da profecia de seu pai Urano (Céu). Urano disse a Cronos que aconteceria com ele a mesma coisa que ele fez com o pai: Cromos será derrotado e destronado por um filho. Com a queda de Urano, Cronos assumiu o comando do universo e começou a devorar os próprios filhos mas a profecia foi cumprida e Zeus derrotou o pai e o fez vomitar todos os seus irmãos!!