ATENÇÃO!!!!!

isto é um site para esclarecimento de dúvidas, meu trabalho é somente para consultas, duvidas tirarem comigo, eu não vou fazer trabalho de ninguém, pois esta não é minha função.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Réia - mãe dos deuses, titã da fertilidade

Réia era uma titã filha de Urano e Gaia, se casou com seu irmão Cronos, mãe de Deméter, Hades, Poseidon, Hera, Héstia e Zeus.
Devido a um oráculo de Urano, Cronos começou a comer seus filhos, pois profetizou que o filho de Cronos o destronaria, Réia não ia permitir que Cronos fizesse isso com o sexto então ela escondeu Zeus (o filho mais novo) no monte Ida e o trocou por uma pedra enrolada num pano, Cronos comeu a pedra pensando ser seu filho, Zeus foi criado por uma cabra chamada Amaltéia que o amamentou, mais velho Zeus invadiu o Olimpo junto de 3 cíclopes e 3 hecatônquiros e derrotou Cronos o forçando a vomitar seus irmãos e tomou o Olimpo para si.
Réia discutiu com Zeus por que o mundo não pertencia só a ele e que ela tinha direito a uma parte do mundo, Zeus irritado começou a persegui-la, Réia se escondeu nas montanhas onde ela se cercou de criaturas selvagens.
Ela é conhecida como mãe dos deuses, por ser mãe de todos os deuses do Olimpo, é deusa da fertilidade, relacionada com os partos faceis.

8 comentários:

Anônimo disse...

È interessante a história,mas achei um grade mito.Pois Cronos se casou com a própria irmã, depois Cronos come seus filhos e Zeus e amamentado por uma cabra.
E como já diz no início é "mitologia" Grega.

mario disse...

É a parte da mitologia grega sim. Cronos devorava seus filhos pois queria fugir da profecia de seu pai Urano (Céu). Urano disse a Cronos que aconteceria com ele a mesma coisa que ele fez com o pai: Cromos será derrotado e destronado por um filho. Com a queda de Urano, Cronos assumiu o comando do universo e começou a devorar os próprios filhos mas a profecia foi cumprida e Zeus derrotou o pai e o fez vomitar todos os seus irmãos!!

Anônimo disse...

é claro que é um mito, quanta burrice

ElCruz disse...

Não vejo como burrice, vejo como o entendimento de uma civilização, acerca da sua criação. Talvez, se falasse que um jomho abriu um mar, vc acharia que fosse verdade.

Unknown disse...

Ótimo site mas qual é o poder dela

Poeta da consciência e do inconsciente disse...

Pelo que entendi, é a fertilidade, o poder de gerar vida

Unknown disse...

Porém algo ainda fica em questão. Os ciclópes são filhos de espíritos da natureza com um deus único (Poseidon). Zeus foi o único filho a não ser engolido. Quando Zeus fez com que o pai vomitasse os irmãos, Poseidon estava incluído. Então como Zeus invadiu o Olimpo com seres que nem deveriam ainda existir, sendo que seu respectivo pai estava preso dentro de Cronos?

Jhon disse...

Os ciclopes não são criação de Poseidon, Gaia e Urano não tiveram só os titãs tiveram outras criaturas como os centimanos e se me lembro bem 3 ciclipes e foram eles quem forjaram o raio de Zeus, o tridente de Poseidon e o elmo de Hades