ATENÇÃO!!!!!

isto é um site para esclarecimento de dúvidas, meu trabalho é somente para consultas, duvidas tirarem comigo, eu não vou fazer trabalho de ninguém, pois esta não é minha função.

sábado, 12 de abril de 2008

Cronos - O tempo, pai de Zeus, filho de Urano

Cronos era um titã, um titã era como se fosse os gigantes (na mitologia nórdica), eram anteriores aos deuses, os titãs em vez de serem deuses protetores de alguma coisa, eles eram aquela coisa, como no caso de Cronos ele era titã que representava o tempo. Cronos era filho de Urano (o céu) com Gaia (a terra) e era casado com a titã Réia e com ela teve 6 filhos, eram eles: Deméter, Hera, Hades, Zeus, Poseídon e Héstia.
Seu pai Urano odiava os filhos por isso quando eles nasciam os colocavam de volta no ventre da mãe, Gaia cansada disso, escondeu seu filho Cronos e fez de seu sei uma lamina em forma de foice e a deu para Cronos, e Cronos junto com os seus irmãos castrou Urano enquanto dormia
e Cronos virou o senhor do Olimpo, mas Urano disse que assim como ele foi destronado por seu filho, aconteceria a mesma coisa com Cronos, Cronos apavorado começou a devorar todos os seus filhos com Réia, mas Réia como era, mãe escondeu seu último filho (Zeus) e o trocou por uma pedra, assim Cronos comeu a pedra, Zeus cresceu e junto com sua mãe Réia atacou seu pai, e rasgou a sua barriga e libertou seus irmãos ja adultos e aprisionou os titãs no Tártaro, assim Zeus se tornou o senhor do Olimpo.
Quando Cronos governou o Olimpo, o Olimpo virou um lugar de prosperidade chamado como a idade dourada.

30 comentários:

Anônimo disse...

"Quando Cronos governou o Olimpo, o Olimpo virou um lugar de prosperidade chamado como a idade dourada."

Quando diz 'Cronos' nesta frase, você se refere a Zeus, não?

Anônimo disse...

Antes de ser jogado no Tártaro, Cronos foi cortado em pedaços.

Cronos não é filho do Senhor Hades?

Thyago Simão Soares disse...

zeus cresceu dentro de uma caverna junto com as ninfas e com gaia,quando cresceu gaia disse a ele para libertar os ciclopes que estavam aprisionados no tartaro,e assim ele fez,os ciclopes como agradecimento soldaram um relampago mestre que no qual zeus lançou no topo do monte etna e derrubou seu pai cronos e libertou seus irmãos,logo depois de fazer isso zeus esquartejou seu pai e o jogou no mais profundo comfim do tartaro.
des de então o mundo vem sendo governado em paz por zeus,na epoca do reinado de cronos os humanos eram canibais e viviam sem fogo em pessimas condições e a era do governo de cronos só foi chamada de era de ouro por causa dos titans.


autor do blog quando for fazer um post coloque informações completas e certas,e só para constar cronos morava e governava o monte etna não o olimpo.

Dedeco disse...

Não foi Cronos mesmo que governou sabiamente o Olimpo, pois só havia ordem, após Zeus começou um reinado onde seus descendentes criavam guerra, fome e doenças
Não Cronos não era filho de Hades ele também era pai de Hades.
Querido leitor Thyago gostaria de agradacer por completar nosso blog com sua versão, mas também queria esclaracer para você que a mitologia grega é repleta de versões diferentes, pois foi traduzida do Grego arcaico, mal conhecido pelos gregos da mesma época, também por ser um tipo de conhecimento popular, como o folclore brasileiro, o que eu tento passar é a versão mais crua que exista, as mais antigas, por tanto Zeus não poderia crescer com ninfas, pois eram suas filhas, Gaia possa ter criado Zeus, porém não conheço essa versão, mas o maior erro do seu comentário se encontra na parte em que você se refere aos humanos canibais, permita esclarecer, o primeiro ser humano foi criado por Hefestos filho de Zeus, após a guerra no monte Olimpo, por tanto não existiam humanos nesse período de tempo de acordo com a mitologia.
O fogo foi dado aos mortais por Prometeu (um titã) Zeus ficam tão irado com a atitude de Prometeu que resolveu aprisiona-lo no topo do monte Caucáso e além disso enviou uma Águia gigantesca (cria de Cérberus) devorar seu figado dia após dia que renascia no dia seguinte.

Portanto por Zeus os humanos continuavam sem conhecimento, tudo graças a Prometeu.

se tiverem qualquer dúvida posterior favor perguntar no e-mail

real_mitologia@hotmail.com

Unknown disse...

teve gente que falou aqui nos comentarios que cronos governo o olimpo ,mas na verdade ele numca governo o olimpo e sim o monte Otris

e falou que era a idade dourada mais na verdade era a idade do ouro

Unknown disse...

Thyago Simão Soares ele governava e sempre governou o monte Otris onde seu pai Urano reinou e cronos também conhecido como saturno também reinou até a 1ª guerra de titãs pois na guerra de titãs os deuses criaram o monte olimpo onde era a sua cede de guerra onde eles reinam até hj para aqueles que acreditam

Unknown disse...

ele não colocava de volta ao ventre da mãe e sim os engolia

Anônimo disse...

Percy: Uranos realmente não gostava de seus filhos, mas eram os Gigas (semelhantes aos Titãs, porém, "defeituosos", dentre eles: Ciclopes, Hecatonquiros),por isso, os enviava ao Tártaro, pior lugar que alguém poderia ser mandado. Cronos, como irmão, matou seu pai com a ajuda da mãe Gaia para acabar com a tirania do pai e resgatar seus irmãos.

Lucas disse...

Na mitologia grega, os Titãs – masculino – e Titânides – feminino - (em grego Τιτάν, plural Τιτᾶνες) estão entre a série de deuses que enfrentaram Zeus e os deuses olímpicos na sua ascensão ao poder. Outros oponentes foram os Gigantes, Tifão e Ofion.
Dos vários poemas gregos da idade clássica sobre a guerra entre os deuses e os Titãs, apenas um sobreviveu. Trata-se da Teogonia atribuída a Hesíodo. Também o ensaio Sobre a música atribuído a Plutarco, menciona de passagem um poema épico perdido intitulado Titanomaquia ("Guerra dos Titãs") e atribuído ao bardo trácio cego Tâmiris, por sua vez um personagem lendário. Além disso, os Titãs desempenharam um papel importante nos poemas atribuídos a Orfeu. Ainda que apenas se conservem fragmentos dos relatos órficos, estes revelam diferenças interessantes em relação à tradição hesiódica.
Os Titãs não formam um conjunto homogêneo. Trata-se, em geral, de divindades muito antigas que, por uma razão ou outra, continuaram a ter uma certa vigência dentro da mitologia grega clássica e, ao constituir-se o esquema genealógico dos deuses, foram incluídas entre os descendentes de Urano.
Os mitos gregos da Titanomaquia caem na classe dos mitos semelhantes na Europa e Médio Oriente, em que uma geração ou grupo de deuses confronta os dominantes. Por vezes os deuses maiores são derrotados. Outras os rebeldes perdem, e são afastados totalmente do poder ou ainda incorporados no panteão. Outros exemplos seriam as guerras dos Aesir com os Vanir e os Jotunos na mitologia escandinava, o épico Enuma Elish babilónico, a narração hitita do "Reino do Céu" e o obscuro conflito geracional dos fragmentos ugaritas. O Livro da Revelação cristão também descreve uma "Guerra no Céu".

Ass: Lucas Eduardo

Unknown disse...

os deuses tambem vazem suas nessecidades(numero 2 e numero 1)?

Anônimo disse...

concordo com as pessoas que escreveram nos comentarios.ha mta informaçao errada neste post e muitos outros tbm

Unknown disse...

N existia olimpo antes da qeda dos titas.pq a pedra q cronos engoliu e a base do olimpo

pes disse...

cara zeus (deus)ele é pai de todos ouseja cronos nem existiu ou existiu mas se existiu com serteza nao era pai de deus(zeus)
pois deus é pai filho e espirito santo.

Anônimo disse...

deus nao é filho de ninguem deus é deus


pai filho e espirito santo de deus.

Anônimo disse...

O cronos e zica capo.o pai

Anônimo disse...

O cronos e zica capo.o pai

Anônimo disse...

Qual e a diferença entre deuses e titãs

Unknown disse...

ja que você desconhece e questiona a versão dada pelo Thyago Simão, sobre a questão de Zeus ter sido criado pelas ninfas e gaia, vou da o meu conhecimento sobre esse ponto. As ninfas são classificadas em varias categorias e grupos exitem as Nereides e Oceanides que são as ninfas marinhas, as Crenéias, as Náiades e as Pegéias que habitam, respetivamente, as fontes, os rios e os lagos; as Hamadríades (e Dríades) que são protetoras das árvores; as Napéias que vivem nos vales e selvas; ou as Oréades que moram nas montanhas,essas sim são filhas de Zeus. Porém existe as ninfas Melíades filhas de Urano entretanto as mais antiga que são as que ele se refere, as protetoras e auxiliadoras das divindidades e as criadoras de Zeus.

Anônimo disse...

Cada um tem uma forma para ser contada..isso já diz MITO..então não podemos fiar falando que um tá certo e outro esta errado cada um tem a sua maneira para contar.

Anônimo disse...

Haviam um tempo em que cronos comeu todos os seus filhos mais só três escaparam(Zeus,Hades e Poseidon)

Anônimo disse...

cronos nunca foi uma boa pessoa, pois comia seus filhos só depois de hades ,poseidon e zeus seus unicos filhos que sobraram ai sim reinou a paz!

Adê disse...

Eles não criaram o monte Olimpo, ele já estava lá.

Unknown disse...

Não eles são irmões

Unknown disse...

Não! Cronos é pai de Hades!

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkk acho engraçado a discussão. Isso é um mito galera... não existe certo nem errado. Tudo depende do ponto de vista da pessoa e de seus conhecimentos.

Anônimo disse...

No título ja se explica a sua questão, no texto também

Anônimo disse...

quantos dos seus filhos crono havia engolido
nao entendo o por que do odio de Urano contra seus filhos

skithiryx disse...

Escreveu merda, na época de cronos era a época de ouro, leia mais amigo

Anônimo disse...

Poxa em outras versões zeus é filho de cronos não pai de cronos antes de comentar algo siga o q a maioria das versões dizem

Unknown disse...

Quero saber qual a relação de Cronos com o tempo e quem foi ele??