terça-feira, 24 de junho de 2008

Pan - deus dos bosques

Pan é o deus dos bosques principalmente, mas também era deus do pânico, devido ao enorme medo que se dá ao andar sozinho na floresta durante a noite, ele era um sátiro (meio homem, meio bode).
Pan é filho de Zeus com Amaltéia, quando Tifon invadiu o monte olimpo, todos os deuses fugiram para o Egito e se transformaram em animais, Pan entrou dentro da água e tornou um bode, mas a parte submersa se transformou num rabo de peixe, fazendo uma criatura diferente, Zeus achou uma estratégia muito boa e por isso botou este momento nas estrelas, fazendo a constelação de capricórnio.
Pan se apaixonou perdidamente por uma ninfa chamada Syrinx, mas ela o rejeitou, afinal ele não era nem homem nem bode, mas mesmo assim ele continuou a persegui-la, Syrinx fugiu dele até chegar nas margens do rio Ladon, vendo que não tinha como fugir ela pediu para as ninfas do lago (naiades) que mudassem sua forma, sendo assim as ninfas a transformaram num bambu, Pan a alcançou, mas ao agarrá-la, viu que não era ela e sim um bambu, ao ouvir o som do bambu ele ficou admirado e cortou o bambu, fazendo uma flauta, que ele chamou de "Syrinx", nós conhecemos a flauta como "flauta de Pan".

17 comentários:

  1. Adorável essa história. Já ouvisse "a flute de pan" de Claude Debussy?

    ResponderExcluir
  2. oii...
    estou lendo algo sobre mitologia, é incrível como gregos e romanos conseguem descrever com tanta emoção as vivências humanas...

    Parabéns pelo post...

    ResponderExcluir
  3. Legal é que meu sobre nome tbm é Pan! e vem de descendencia italiana XD!

    ResponderExcluir
  4. so uma coreção pan não era um satiro , mas avia um satiro que o acompanhava, mas tirando isso esta tudo serto! muito bom esses post continue assim!!

    ResponderExcluir
  5. Thomas, só duas correções, havia tem "h" e certo é com "c"

    ResponderExcluir
  6. Thomas Caso volte a entrar em meu blog e entre nesse site agradeceria se você entendesse, que as histórias tem varias versões, porém Thomas a história de que Pan não era um sátiro eu nunca ouvi se quer falar, então se você puder me trazer a fonte em que você leu eu agradeceria muito.

    ResponderExcluir
  7. Egito e se transformaram em animais, Pan entrou dentro da água e tornou um bode, mas a parte submersa se transformou num rabo de peixe, fazendo uma criatura diferente, Zeus achou uma estratégia muito boa e por isso botou este momento nas estrelas, fazendo a constelação de capricórnio.
    Pan se apaixonou perdidamente por uma ninfa chamada endo algo sobre mitologia, é incrível como gregos e romanos conseguem descrever com tanta emoção as vivências

    ResponderExcluir
  8. Pan a alcançou, mas ao agarrá-la, viu que não era ela e sim um bambu, ao ouvir o som do bambu ele ficou admirado e cortou o bambu, fazendo uma flauta, que ele chamou de "Syrinx", nós conhecemos a flauta como "flauta de Pan".

    ResponderExcluir
  9. Me parece muy interesante que hayan sitios que se interesen por este tipo de informaciones y contenido. La veradad es que siemrpe me he interesado por estos temas, tengo muchos libros de mitologia griega, china, arabe y romana.

    ResponderExcluir
  10. meu nome e dannilo e eu gostei muito dessa mitologia me add ai que eu tenho um blog para meninas sobre mitologias meu msn e danilothaynnann@hotmail.com.br e muito legal as mitologias

    ResponderExcluir
  11. Essendo forse egocentrici lo facevano per avere una strada col proprio nome.

    ResponderExcluir
  12. Excellent post.I want to thank you for this informative read, I really appreciate sharing this great post. Keep up your work.

    ResponderExcluir
  13. I do consider all the ideas you have introduced to your post. They are very convincing and can definitely work. Still, the posts are too short for novices. Could you please prolong them a bit from subsequent time? Thanks for the post.
    Starting Business india

    ResponderExcluir
  14. Querido Amigo...se nao me engano Pã era filho de hermes...e nao de Zeus! Foi se tornar guardiao dos bosques sombrios, pois foi renegado por hermes no Olimpo perante todos os Deuses que ridicularizarão o pobre pã por sua aparencia. Qndo maior, másculo, tinha necessidades sexuais e buscava ninfas nos bosques ate qndo se apaixonou por uma a qual em fulga se tornou um bambuzal, sendo que ao fungar sobre os bambus, Pã novamente se apaixonou, dessa vez, pelos sons que vinham das canilhas e entao criou a flauta de sete canos...

    ResponderExcluir
  15. I do similar to your firm labor and will stay for more post from you as post gave me enjoyment and gives some helps to do same work jual kostum anak, mainan edukatif murah

    ResponderExcluir